Têm dúvidas? Nós temos respostas.

QUAL É MEU ID TBONET?

Seu ID TboNet pode ser obtido através de contato telefônico ou através do seu boleto como na imagem abaixo.

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MINHA INTERNET NÃO FUNCIONA, COMO RESOLVER?

Provavelmente seu equipamento esteja TRAVADO. Geralmente isso ocorre devido a variações na rede elétrica e o equipamento não está ligado em um estabilizador de energia adequado.
A solução é muito simples:

  1. Desligue o equipamento da TboNet da tomada, aguarde 5 segundos e ligue novamente. Dentro de aproximadamente 1 minuto a conexão já estará restabelecida.
  2. Se você utiliza rede interna, faça o mesmo com os dispositivos de rede, pois eles também podem ter travado.

MEU COMPUTADOR INFORMA CABO DE REDE DESCONECTADO. O QUE FAZER?

Isso pode ocorrer pelo fato dos equipamentos da TboNet estarem desligados, queimados, com cabos ou conectores danificados ou até mesmo ligados incorretamente.

  1. Tente conectar em outra tomada;
  2. Verifique se possui algum corte ou dano no cabo;
  3. Veja se o led indicativo de energia está aceso.

MINHA INTERNET ESTÁ LENTA. O QUE FAZER?

A conexão pode apresentar lentidão por vários fatores e você pode resolver muitos deles:

  1. Certifique-se que seu computador ou dispositivo esteja livre de vírus. Cuidado com Toolbars nos navegadores e programas que são instalados sem o devido conhecimento geralmente quando clica-se em “Avançar” no momento de instalações de aplicativos sem observar o que realmente instalado. Mantenha seu antivírus atualizado e faça varreduras periodicamente.
  2. Programas como Torrent, Emule, Ares e outros similares chamados de P2P (Peer-to-peer), podem estar consumindo sua banda de acesso a internet sem que você perceba. Muitas vezes eles são iniciados junto com o Windows e ficam minimizados próximo ao relógio. Basta fechar estes programas e tudo volta ao normal.
  3. O sistema operacional Windows e também programas de antivírus possuem uma rotina de atualização automática. Sem que você perceba, eles podem estar atualizando para uma versão mais recente e consequentemente consumindo sua banda com a internet. Neste caso, você deve aguardar que assim que for atualizado, tudo voltará ao normal.
  4. Caso você tenha o costume de manter os equipamentos da TboNet e demais equipamentos da sua rede interna ligados constantemente, é válido que você Desligue os equipamentos da tomada, aguarde alguns segundos e recoloque. Desta forma você estará eliminando qualquer erro que possa ter sido causado dentro to intervalo em que o equipamento esteve ligado.

COMO POSSO TESTAR MINHA VELOCIDADE?

Existem diversos sites disponíveis na internet que permitem você testar sua velocidade de conexão. Mas antes de utilizar qualquer um deles é importante certificar que não nenhum programa aberto que influencie no resultado do teste. Para isto, todos os seus computadores e dispositivos precisam:

  1. Não estar realizando nenhum download no momento to teste;
  2. Não estar acessando nenhum outro site simultaneamente;
  3. Não estar com nenhum programa P2P aberto, como o Torrent, Emule, Ares e outros;

Os sites recomendados para efetuar os testes são:

Siga as instruções dos sites. Para fazer o teste geralmente é necessário que você esteja com o Java atualizado.

Os testes sempre terão valores aproximados, pois existem inúmeros fatores que podem influenciar no resultado.

NÃO CONSIGO ACESSAR SITES ESPECÍFICOS. O QUE FAZER?

Algumas vezes, este problema pode acontecer por indisponibilidade no próprio site ou por algum tipo de bloqueio de segurança. Se o problema for persistente, tente fazer o seguinte:

  1. Acessar de outro navegador, como o Google Chrome, Mozilla Firefox.
  2. Confira se a data e hora do seu computador estão corretas. Alguns sites possuem certificados digitais que necessitam destas informações corretas.
  3. Desabilite seu antivírus e firewall do Windows.

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